top of page

A HISTÓRIA EM DIÁLOGO: TRABALHANDO O CORDEL E O SERIDÓ

c719ae4f-436e-45f1-94a4-5eedce087a7e.jpe
d07fa7bf-2648-455f-b24a-0317413ec409.jpe

​

Objetivo:  Propor a interdisciplinaridade da história em contato com a literatura de cordel (eixo que vai de encontro à diversas disciplinas), assim como, aproximar a escola da universidade (ponte principal do programa de iniciação à docência), colocando os educandos em contato com novos ambientes. Compreender o cordel em seu caráter popular, ao levar ao incentivo à leitura, e ao gosto pela escrita (além das ilustrações e do contato com a oralidade).  A literatura de cordel se insere no debate de currículo e práticas educativas, possuindo uma temática plural para ser trabalhado na educação básica, permitindo que os alunos percorram pela História utilizando de fatos do cotidiano, que juntamente com a rima e a ilustração faz emergir a criatividade durante a construção da narrativa. O ambiente multicultural da escola pública oferece grandes possibilidades para que ocorramfreqüentes interações entre alunos e alunas de diferentes classes e grupos sociais, oportunizando a prática da tolerância no confronto, inevitável, de valores éticos, linguísticos, morais, religiosos, econômicos e sociais. A eletiva tem como objetivo promover o desenvolvimento cultural e crescimento pessoal dos educandos, estimulando a superação de posturas preconceituosas e violentas, democratizando o círculo de amizades e de trocas de experiências. A história possibilita isso, um ambiente de troca, de conhecimento e experiências.

• Público-alvo: alunos de 1º, 2º e 3º anos da Escola Estadual Técnico Integral José Augusto (EETIJA), na cidade de Caicó-RN.

 

• A eletiva se constrói a partir do currículo referente a escola, e com isso, surgem projetos de apoio, que funcionam como optativas. Portanto, a eletiva conduzida e proposta pelo professor de história oferecida nesse semestre (2019.1), com o tema “A história em diálogo: trabalhando o cordel e o seridó”, desenvolve-se em conjunto com o PIBID/UFRN CERES. 

bottom of page